02 e 03 de Julho de 2019

I Seminário Estadual de Bombeiros

UNIPACE
Universidade do Parlamento Cearense



REALIZAÇÃO

Image
Image
Image
Image

O Seminário visa promover palestras e apresentações que congreguem bombeiros militares e público externo em um mesmo ambiente de maneira salutar, promovendo a troca de experiências e estreitando cada vez mais os laços entre bombeiros e sociedade civil.
Paralelamente, ocorrerão apresentações internas voltadas no intuito de equalizar informações, apresentar novos procedimentos e normativas da corporação.

LOCAL: UNIPACE
Universidade do Parlamento Cearense

Data: 02 e 03 de julho de 2019
08h - 17h

Image

PALESTRANTES

Image

André Santos Costa Secretário da Segurança Pública e Defesa Social

André Santos Costa Secretário da Segurança Pública e Defesa Social

Cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde exerceu o cargo de superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), como escrivão.

Image

Luís Eduardo Soares de Holanda Coronel Comandante Geral

Luís Eduardo Soares de Holanda Coronel Comandante-Geral

O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda tem 30 anos de serviço no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. É mestrando em Segurança da Aviação (ITA/UFC), especialista em Políticas Públicas (FAMETRO) e bacharel em Direito (UFC) e em Segurança Pública (APMGEF). Foi Coordenador de Atividades Técnicas do CBMCE, pregoeiro do Estado e piloto da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atuou como instrutor nos cursos Superior, de Aperfeiçoamento e de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Ceará.

Image

Paulo Vieira Master Coach

Paulo Vieira Master Coach

Escritor e conferencista internacional, Paulo Vieira é PhD em Business Administration pela Florida Cristhian University (FCU) e é um dos mais conceituados coaches do Brasil. Ao longo dos últimos 20 anos, vem acumulando mais de 10.800 horas em sessões individuais de coaching. É o criador da revolucionária metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS), que já impactou mais de 40 milhões pessoas pelo mundo.

Image

Hélio Eiji Sueta Secretário do CB03 de Engenharia Elétrica e professor da Universidade de São Paulo (USP)

Hélio Eiji Sueta Secretário do CB03 de Engenharia Elétrica e professor da Universidade de São Paulo (USP)

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005). Foi diretor da Divisão de Potência do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo de 2001 a 2011 e atualmente ocupa o cargo de Chefe substituto da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético no mesmo Instituto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Tecnicas de Medição e Ensaios Elétricos de Altas Correntes, atuando principalmente nos seguintes temas: descargas atmosféricas, raios, ensaios elétricos, proteção e aterramento.

Image

Júnia Shizue Sueoka Médica Especialista - GRAU Resgate SP

Júnia Shizue Sueoka Médica Especialista - GRAU Resgate SP

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988). Atualmente é Médica do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Médica da Faculdade de Medicina do ABC, Professor Auxiliar pca 4 - nível I da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Professora Auxiliar de Ensino da Faculdade de Medicina do ABC na Disciplina de Medicina de Urgência Coordenadora do Núcleo de PHTLS (Pre Hospital Trauma Life Support - NAEMT - ACS) da Disciplina de Emergência da FMABC Diretora do Núcleo Central do AMLS (Advanced Medical Life Support - NAEMT - ACS). Diretora do Núcleo ATLS (Advanced Trauma Life Support - ACS) a Disciplina de Emergência da FMABC Diretora do TCCC (Tactical Coombat Casualty Care - NAEMT - ACS - COT). Diretora do Núcleo TECC (Tactical Emergency Casualty Care - NAEMT - ACS) Lifeair Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, Urgência e Emergência e APH, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento Pré Hospitalar, Urgência, Emergência Médica e de Enfermagem.

Image

Edgard Estevo da Silva Coronel CBMMG

Edgard Estevo da Silva Coronel CBMMG

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Formado no Curso de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, possui Curso Especial de Tecnologia de Bombeiros e Curso de Atendimento à Emergências com Produtos Perigosos pelo Corpo de Bombeiros da PMESP. Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias. Possui Curso de Comando e Controle de Crises Internacionais e Curso de Sistema de Controle de Incidentes pela Guarda Costeira dos EUA. Curso de Gerenciamento de Risco de Desastres Ampliados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e Centro de Risco de Desastre da Ásia.

Image

José Sarto Maciel dos Santos Coronel CBMCE

José Sarto Maciel dos Santos Coronel CBMCE

Possui Curso de Supervisor em Espaço Confinado (ALTISEG), Curso de Mergulho Autônomo (Marinha de Guerra), Curso de Eskafandria para Oficiais (Marinha de Guerra), Curso de Busca e Salvamento (CBMERJ). Ex-Comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Ex-Comandante da Antiga Escola de Adestramento de Bombeiros.

Image

Wagner Alves Maia Tenente-Coronel CBMCE

Wagner Alves Maia Tenente-Coronel CBMCE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (2003), engenheiro de segurança do trabalho(2006), Atualmente é Comandante adjunto do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio-CEPI, analista de projetos e especialização na área de gestão de desastres(Unifor-2008)no anos de 2008 a 2016, foi chefe do do núcleo de engenharia da Defesa Civil do Estado onde atuava nas obras de reconstrução de cenários de desastres.

Image

Benício Ferrari Júnior Tenente-Coronel CBMES

Benício Ferrari Júnior Tenente-Coronel CBMES

Tenente-Coronel Benício Ferrari Júnior tem 21 anos de serviço no CBMES. É graduado no CFO como Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CBMDF/UnB), bacharel em Direito (FDV), pós-graduado em Gestão Pública (CBMES/FAESA). Atua como instrutor de Combate Incêndio há 17 anos e é o responsável por todas as disciplinas de combate a incêndio do CBMES nos cursos de formação e habilitação desde 2006. É coordenador do Comitê de Desenvolvimento da atividade de Combate a Incêndio do CBMES e Vice Presidente do Comitê Nacional de Combate Incêndio. Perito de Incêndio. Desenvolveu e implementou cursos e treinamentos de combate a incêndio e capacitações de instrutores de combate a incêndio em vários Estados. Autor do Manual de Combate a Incêndio do CBMES e autor de artigos publicados nessa temática.

Image

Fabio Braga Martins Tenente-Coronel CBMERJ

Fabio Braga Martins Tenente-Coronel CBMERJ

Tenente-Coronel Fábio Braga Martins do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Membro diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). Possui curso de Salvamento no Mar, curso de Mergulho Autônomo na Marinha do Brasil, piloto de Embarcações de Resgate e Piloto de Aeronaves.

Image

Rômulo César Correia Sales Major CBMCE

Rômulo César Correia Sales Major CBMCE

Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Possui curso de Resgate em altura e espaço confinado - ROPE RESCUE CMC, Califórnia, Estados Unidos. Instrutor de Resgate Turbina Eólica, Instrutor de Resgate em Turbina Eólica Equipamento Skylotec. Curso de Trabalhos em Espaços Confinados - Sevilha, Espanha. Membro da ABNT, Normas de Acesso por cordas NBR 15457 e NBR 15595. Membro da Comissão Especial de Elaboração da Norma de Resgate em Altura e Espaço Confinado da ABNT. Membro do Comitê de Revisão das Normas de Acesso por Cordas da ABNT. Curso de Mergulho Autônomo - CMAUT do CBMCE.

Image

Ronaldo Cezar Possato Venancio Capitão PMESP

Ronaldo Cezar Possato Venancio Capitão PMESP

É Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o cargo de Capitão PM. Instrutor de Mergulho de Segurança Pública. Possui os seguintes cursos: Curso de Distúrbios Civis SP, Curso GATE SP, Curso de Operações Especiais COE SP, Curso CBO SP, Curso CMAUT SP, Curso Guarda Vidas SP, Curso CSALT SP, Curso Caçador Exército Brasileiro, Curso CCSPHM PARASAR, Instructor Trainer IANTD (International Association of Nitrox & Technical Divers), Instructor Trainer NAPD (National Academy of Police Diving) – Diretor Regional América do Sul, PADI MSDT (Master Scuba Diver Trainer) e PSD Instructor, TEC REC DSAT – Instrutor de TRIMIX e Gás Blender., SDI TDI ERDI instructor, CMAS (Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques) instrutor 1 estrela. É Graduado em Direito, Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal. Atualmente trabalha no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

LOCAL DO EVENTO

UNIPACE

Universidade do Parlamento Cearense
Rua Barbosa de Freitas, 2674
Fortaleza - CE

Maiores Informações

Gabinete do Comando CBMCE

sebomce@gmail.com
(85) 3101-2217

ONDE FICAR

Image

AQUIDABÃ PRAIA HOTEL
Rua Carlos Vasconcelos, 137
Meireles, Fortaleza - CE